segunda-feira, 26 de outubro de 2015

LOJA PESQUISA OSÍRIS MEMPHIS MISRAIM

A Loja de Pesquisa OSÍRIS, Nº102 ao Oriente de Lisboa é uma Loja a funcionar no terceiro grau de Mestre Maçom no Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim dedicada exclusivamente a pesquisas e estudos de foro maçónico. Esta visa promover o estudo e pesquisa desde a fundação da Maçonaria na sua vertente de inspiração egípcia, contribuindo assim para a melhor compreensão das suas origens e escrevendo a sua história, sob evidências e factos concretos. Tem como objectivo numa vertente mais Hermética o estudo da sua simbologia e da evolução de todos os seus variados ritos egípcios de Cagliostro até aos Irmãos Bedarride, do Rito de MEMPHIS ao de MISRAIM, até à unificação de ambos por Giuseppe Garibaldi dando origem ao Rito Antigo e Primitivo de MEMPHIS MISRAIM.
O seu título distintivo, OSÍRIS (Ausar em egípcio), refere-se a um deus da mitologia egípcia, associado à vida no Além. Marido de Ísis e pai de Hórus, era Osíris que julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração, julgando assim a alma dos egípcios.
Das reuniões desta Loja propõem-se um conjunto de temas para serem alvo de estudo e futura publicação, sendo os mesmos difundidos, seja num conjunto de artigos e trabalhos escritos, que tenham sido apresentados para que possam estar também disponíveis "online".
A participação de Maçons de todo o mundo é possível através do Círculo de Osíris que está criado (OCC - OSÍRIS Círculo de Correspondência).

A Loja de Pesquisa OSÍRIS publica uma newsletter/revista bimestral em formato digital com o título "Revista do Franco-Maçom" e uma revista semestral a "Arcana Arcanorum".

Os trabalhos de pesquisa e investigação de cada ano são publicados em livro impresso com o título "Círculo de Osíris - Loja de Pesquisa Maçónica".