sexta-feira, 18 de março de 2011

Memphis Misraim - A Maçonaria Egípcia e o espírito do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim.

A Maçonaria Egípcia e o espírito do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim.

Entrando no Rito Antigo 0 Primitivo de Memphis-Misraim, colocais o pé sobre o caminho da Tradição, do respeito aos valores humanistas, e da tolerância. Este Rito carateriza-se por uma busca iniciática:


- sob uma orientação espiritualista e deísta,
- tendo por vocação conservar e transmitir a reflexão filosófica, os símbolos do Egito antigo e das diferentes correntes que marcaram a nossa civilização (hermética, gnóstica, cabalística, templária e rosa+cruz)
-sendo uma busca de livre reflexão para a compreensão melhor de si mesmo e da humanidade.

Homem, tu tens dois ouvidos para ouvir o mesmo som dois olhos para perceber o mesmo objecto, duas mãos para executar o mesmo acto.

Do mesmo modo, a Ciência Maçónica, a Ciência por excelência,

Seja esotérica e exotérica. esoterismo constitui o pensamento.

O exoterismo, a estrutura.

O exoterismo transmite-se, ensina-se, dá-se,

O esoterismo não se transmite, não se ensina, nem se dá: ele vem do ALTO.



Tal é o espírito da Maçonaria de tradição que entende haver em cada acto o visível e o invisível, o positivo e o negativo, um presente fugidio, ou mesmo inexistente, trazendo consigo o germe do seu futuro.
Os Franco-Maçons deste Rito são convidados a reflectir. É proposto ums aprendizagem e uma metodologia fundados sobre o conhecimento dos símbolos, instrumentos vivos que, numa dinâmica constante, recoloca em questão o já adquirido. Assim, segundo a tradição do Rito, o Maçom "talha a sua pedra" continuamente para afinar a sua percepção e desenvolver o seu discemimento. Ele se dirige ao interior de cada um numa rica experiência intimista que, por ressonância, modifica o exterior fazendo evoluir os seus conceitos e a sua visâo do mundo, pois está comprometido com a maior aventura possível, a conquista de si mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário